Quais as diferenças entre os três tipos de superfícies? Como elas são formadas, suas principais características e história.
A atenção está voltada para a capacidade do mercado de construção em usar materiais e produtos que ajudem no combate à proliferação de microrganismos. Com isso, a Lure Surface ganhou ainda mais espaço entre as inovações na área. E surgiu a dúvida entre as pessoas: superfície sólida, mármore e granito, quais as diferenças?
Qual é a opção ideal? O que faz uma pedra ser melhor em comparação com a outra? O conteúdo de hoje traz informações relevantes sobre as três opções. Dessa forma, você pode comparar, analisar, pensar e decidir sobre o material ideal para a sua casa.
Superfície sólida – Lure Surface
Muito comum nos Estados Unidos e na Europa, a superfície sólida surgiu em 1963 como uma alternativa às pedras naturais, abundantes – porém finitas – no Brasil. Trata-se de um material com a mistura de 70% mineral e 30% resina (mistura das resinas acrílicas e poliéster, o que proporciona maior flexibilidade e diferentes possibilidades de design).
A Lure Surface:
– não tem poros e é impermeável, o que impossibilita o acúmulo de resíduos sólidos e líquido;
– não mancha com facilidade, no uso do dia a dia;
– é fácil remover a sujeira;
– não permite a propagação de bactérias, fungos e qualquer microorganismo;
– possibilita a criação de peças de com diferentes formatos, devido à flexibilidade dos compostos;
– é possível ser uma peça única, sem emendas;
– quando uma emenda é necessária, ela é imperceptível;
– permite uma paleta de cores diversas;
– tem maior durabilidade;
– é sustentável, porque é possível reformar, reutilizar e arrumar partes que tenham sido danificadas;
– é resistente ao calor, inclusive ao sol, e não amarela com o tempo;
– não é uma superfície gelada e tem toque aveludado.
Mármore
Usado como revestimento, é uma rocha que tem origem no calcário exposto a altas temperaturas e a pressão. Ele pode ser de cinco tipos diferentes: polido, bruto, jateado, levigado e cristalizado.
O mármore:
– possui desenhos chamados de veios, que realmente lembram as veias do corpo humano;
– tem alta taxa de absorção;
– é mais frágil quando comparado à Lure Surface;
– mancha com facilidade em contato com alimentos, como limão e gordura, não sendo indicado para cozinha e área de churrasqueira;
– pode sofrer mudança na cor quando exposto ao sol e à poluição.
Granito
Bastante cotado para a área da cozinha, em pias e bancadas, é uma rocha natural formada pelos minerais quartzo, feldspato e mica.
O granito:
– tem maior durabilidade por ser a pedra mais dura encontrada;
– dificilmente tem cores uniformes, porque possui pintas e manchas naturais da pedra;
– mancha com facilidade em comparação à Lure Surface, por isso é comum o uso de cores escuras na cozinha, para evitar que as manchas fiquem mais perceptíveis.
– é resistente ao sol;
– tem porosidade, o que pode permitir o acúmulo de resíduos.
Pontos principais
Entre as características que você viu até aqui, algumas delas são bastante importantes para o momento que vivemos: poros e propagação de microrganismos. A possibilidade de usar um material que ajude a proteger você e sua família é um dos maiores diferenciais. Além da sustentabilidade, quando o cuidado com o meio ambiente está em pauta quase todas as semanas.
“É possível refazer um material caso quebre, lasque, possibilitando, inclusive, que a emenda continue imperceptível”, conta Karen Braescher, diretora de operações da Lure Superfícies Sólidas.
Fale com a equipe da Lure Surface, conheça pessoalmente essa superfície sólida e descubra como a sua casa pode ficar ainda mais com cara de lar.



